18 de mar. de 2008

Só ovos de chocolate ou será que tem algo mais?

Nos tempos atuais, talvez para muitos, a tradição da Páscoa signifique apenas tempo de não se comer carne. Mas, em compensação, abusar das iguarias feitas a base de chocolate, principalmente dos ovos. Contudo, o significado da data vai muito além disso. A Páscoa une milhares de cristãos e não cristãos por todo o mundo em torno de sua celebração.

Comemorada por duas das maiores religiões monoteístas do mundo, o catolicismo e o judaísmo, a data tem um sentido e uma origem distintos para cada um daqueles que a celebram. A “Páscoa judaica”, o Pessach , acontece 163 dias antes do início do ano judaico, durante a semana seguinte à da Páscoa cristã. Estabelecida na época de Moisés, a data comemora a libertação dos judeus que haviam sido escravizados pelo Faraó, Rei do Egito. O êxodo é narrado no Velho Testamento da Bíblia. Segundo o livro, o povo de Israel foi libertado após Moises lançar sobre o povo egípcio sete pragas.

Já para os cristãos, a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, considerado por eles o Messias ou salvador, fato não reconhecido pelos judeus. A data tem um grande significado dentro do calendário cristão. Na verdade ela é um marco. Através dela pode-se determinar a data de outros feriados móveis para os crentes em Cristo. A quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e em conseqüência a terça-feira de Carnaval é festejada nos 47 dias antecedentes a data. Outro feriado é o de Corpus Christi, comemorado sempre 60 dias depois da mesma.
Os cristãos comemoram a Páscoa no primeiro domingo depois da Lua Cheia, que ocorre no dia ou depois de 21 março (início do outono no hemisfério sul), conforme determinado pelo decreto Inter Gravissimas de 24 de fevereiro de 1582, do papa Gregório XIII (1502-1585), seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino. Existe uma complicada fórmula matemática para calcular essa data.

Contudo, não são apenas os cristãos e os judeus que comemoram a Páscoa. Para as bruxas, a data significa fertilidade, renovação, prosperidade. Ela é celebrada, pois representa o início de um novo período. Segundo as histórias contadas, a Páscoa era a ocasião em que os camponeses se reuniam para celebrar o fim do Inverno e a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Nesta época a natureza renova-se, as sementes germinam, as flores desabrocham e as árvores brotam.

Os símbolos

A celebração da Páscoa é cercada de simbolismo e representações. Dentre eles está o ovo. Ao contrário da data, esse símbolo carrega um significado bastante similar para aqueles que comemoram a Páscoa. De uma forma geral o ovo significa uma nova vida, criação, nascimento.

Coelho – A idéia dos coelhos como símbolo pascal também está bastante ligada a fertilidade. Desde a antiguidade a imagem dele está associada ao nascimento e a vida nova. Alguns povos também associam o coelho a Lua, que determina o dia da Páscoa. Para outros ele significa ainda o potencia da igreja de agregar nossos fiéis.

A Cruz da Ressurreição – Esse é um símbolo católico. Ele representa a fé que os mesmos possuem. Ela agrega o valor do sofrimento e da Ressurreição de Cristo, considerado como o Salvador pelos cristãos.

O Cordeiro – Ele simboliza o próprio Cristo, citado na Bíblia por diversas vezes como o “Cordeiro de Deus”, que se sacrificou para livrar a humanidade de seus pecados.

O Pão e o Vinho – Eles representam a forma através da qual Jesus se imortalizou para os cristãos. O pão, no Ocidente costuma-se usar também a hóstia, passou a representar o corpo do Cristo e o vinho o seu sangue. Além disso, Jesus usou do pão e do vinho para celebrar com seus discípulos a última Santa Ceia. O Círio - É uma grande vela que possui cinco cravos, que representam as chagas de Cristo quando crucificado. Ela é acesa na Aleluia e significa "Cristo, a luz dos povos". As letras gregas Alfa e Ômega, gravadas, querem dizer que "Deus é o princípio e o fim de tudo".

O ritual da Semana Santa

Os ritos da Semana Santa começam na quinta-feira Santa e terminam no domingo de Páscoa. Na quinta-feira de Aleluia os ritos se iniciam durante a missa, nas igrejas onde é realizada a Cerimônia do lava-pés. Na sexta-feira da Paixão as imagens das igrejas são cobertas com um tecido roxo, representando o luto pela morte de Cristo. Nesse dia não são realizadas missas, mas muitos fiéis participam de procissões. Os cristãos recitam os Mistérios Dolorosos, textos religiosos que lembram a prisão, tortura e morte de Jesus Cristo.

Sábado de Aleluia, esse é um dia esperado pelos mais novos. É durante esse dia que se malha Judas, uma alusão ao discípulo que traiu Jesus. Os populares costumam escolher uma figura a qual representam com um boneco e o enforcam num poste ou árvore. Nos dias de hoje muitos políticos, com os quais o povo encontra-se insatisfeito, viram os ‘Judas' que são malhados no sábado.

No domingo de Páscoa as procissões têm continuidade. Contudo, o clima é bem diferente do da sexta-feira da Paixão. No domingo os fiéis caminham cheios de contentamento. São realizadas missas e encenações que relembram a ressurreição de Cristo. Neste volta-se a comer carne e bebe-se vinho.

Aprenda como se deseja Feliz Páscoa em outros países:

Na Croácia Sretun Uskrs

Na China Fouai Hwo Gie Quai Le

Na França Joyeuses Pâques

Na Grécia Kalo Pask

Nos Estados Unidos Happy Easter

Na Alemanha Frohe Ostern

Na Espanha Feliz Pascua

Na Itália Buona Pasqua

3 comentários:

Milady disse...

Flavinha tb é cultura!!!!! Adorei o post... é bom ver algo além de preocupação com a venda de ovos de chocolate nas lojas... :-)

beijos

Anônimo disse...

Já corrigi o esporte do belo. Eta memória! ;)
Feliz Páscoa pra vcs.
Beijo

Leila disse...

Nossa, quanta cultura você tem. Não sei se você sabe, mas sou judia. E, no nosso caso, Pessach não é necessariamente comemorado na semana seguinte à da Páscoa cristã. Às vezes, inclusive, eles caem na mesma época.
Boa páscoa pra você.
Beijos

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP